terça-feira, 2 de junho de 2015

Remédios humanos proibidos para cães

Remédios humanos proibidos para cães

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros
Muitas pessoas resolvem medicar o cachorro em casa sem levar ao veterinário. Primeiramente, quando um animal está passando mal, ele precisa ser examinado clinicamente e muitas vezes precisam ser feitos exames laboratoriais para fazer o diagnóstico. O médico veterinário é um profissional competente com anos de estudo e só ele está apto para diagnosticar e medicar um cachorro.

Por isso, se você tem o hábito de medicar seu cachorro por conta própria, saiba que você pode piorar o quadro dele e até levar seu cachorro ao falecimento.

Para servir de alerta, vamos listar aqui os medicamentos humanos que não são permitidos para cães, pois podem causar até sua morte. Confira também as verduras e os legumes que são proibidos para os cães.

Mantenha seus remédios longe do alcance dos seus animais de estimação.

Amitraz (carrapaticida, sarnicida e piolhicida)
Antídoto: cloridrato de ioimbina
Anticoagulantes derivados de cumarínicos
Antídoto: Vitamina K
Arsênico, mercúrios e outros metais pesados
Antídoto: dimercaprol
Carbamato (combate os carrapatos, pulgas, piolhos e fungos)
Antídoto: composto de oxima, cloreto de pralidoxima
Chumbo
Antídoto: edetato dissódico de cálcio, EDTA
Estricnina (veneno, também conhecido como “chumbinho”)
Antídoto: pentobarbital, amobarbital, metocarbamol, éter gliceril-guaiacólico
Etilenoglicol (anticongelante de automóveis)
Antídoto: etanol, bicarbonato de sódio
Organoclorados (inseticidas)
Antídoto: não há antídoto específico
Organofosforados (inseticidas)
Antídoto: cloreto de pralidoxima
Piretrinas e piretróides (inseticidas)
Antídoto: atropina, diazepan
Diclofenaco sódico e de potássio: (“Voltaren” e “Cataflan”) antiinflamatório

Alimentação do seu melhor amigo

Alimentação

Falar sobre alimentação, mais especificamente de ração para cães e gatos pode parecer um tema bastante simples, afinal estamos falando de uma embalagem que se compra em pet-shop ou supermercado e já vem pronta para servir. Na verdade não é bem assim, afinal aquela prateleira está cheia de tipos diferentes de rações, qual será a mais indicada para meu cão?

Rações Premium? Super Premium?

Cachorro pequeno no pote de ração.Vamos começar falando em qualidade do alimento. As rações estão agrupadas conforme o tipo da matéria prima utilizada na sua fabricação (veja tabela abaixo com as principais marcas em cada categoria). As chamadas super-premium são as que possuem melhor fonte, seguidas pelas rações premium. Vamos usar como exemplo as fontes de proteína: o cão apresenta um aproveitamento maior se a base da proteína for o frango ou o ovo. Essa proteína do frango pode ser dos pés, das víceras, da carcaça ou da carne propriamente dita, é claro que existe proteína em todas essas partes mas a existente na carne é de qualidade superior a todas as outras, então temos uma matéria prima de melhor qualidade na ração que utiliza essa fonte do que as rações que usam as outras, embora todas contenham proteína na sua formulação. É por isso que muitas vezes achamos uma ração muito cara perto de outra mas se formos procurar saber o porquê dessa diferença é muito provável que a matéria prima utilizada por uma seja bastante superior a outra, isso com certeza é um dos fatores.
Agora que escolhemos uma ração de boa qualidade ela estará dividida em diversos sub tipos como filhotes, adultos, alta energia, diet, tamanho do cão...
De maneira geral, um cão é considerado filhote até um ano de idade, salvo em algumas raças muito grandes onde podemos considerar ate um ano e meio, nesse período ele deverá comer a ração apropriada à sua idade e porte da raça quando adulta, isso acontece porque um filhote de maltês terá necessidades diferentes de um filhote de Dog Alemão, tanto no aporte de nutrientes quanto no tamanho do grão da ração, afinal, um cão do tamanho de um maltês terá, por volta dos seis meses, um tamanho já definido enquanto o dog alemão estará em plena fase de crescimento.

Filhote de cachorro no pote de ração.Adultos e filhotes... cada um na sua...

Muitas pessoas que já tem um cão e acabam adquirindo outro querem comprar uma mesma ração para os dois, isso é possível quando os cães ficam adultos e tem tamanhos no mínimo parecidos. Caso não exista a possibilidade de separá-los nem no momento da alimentação é mais indicado que o adulto coma a ração do filhote que está em pleno desenvolvimento, mas isso pode acarretar alguns problemas como a obesidade do mais velho devido ao aporte maior de nutrientes na ração do filhote.
No caso de cadelas prenhes o que acontece é um gasto exagerado de energia devido, principalmente, à produção do leite, que faz com que mudem as necessidades calóricas da fêmea sendo necessário alterar a ração durante essa fase fornecendo rações próprias para filhotes, o que deve ser corrigido na fase de desmame.
Existem também rações apropriadas aos níveis de atividade do cão, um animal de trabalho como um cão que anda ao lado de um policial precisa de mais energia do que o cão que esta em casa esperando o dono chegar do trabalho.

Pote de ração.Diet? Light?

Quanto às rações diet, diferente do que muitos pensam, ela não é indicada somente para manter a forma. Existem rações diet para regimes ou até para manutenção do peso ideal mas o termo diet está diretamente relacionado a tratamentos como por exemplo um cão que apresenta problemas cardíacos vai precisar de uma dieta sem sal ou um problema renal uma dieta com menos proteína, então temos as rações com formulações já prontas.
As rações são, sem duvida, o alimento mais indicado para os cães, já vem prontas e totalmente balanceadas para serem usadas mas para isso e necessário um certo critério na escolha e conhecimento tanto do animal e suas necessidades quanto dos produtos que o mercado oferece, portanto caso você tenha duvidas procure o veterinário e peca a indicação do melhor alimentação para o seu cão, afinal ele é único e só quem o conhece pode indicar com precisão as necessidades dele.
Colaboração da Médica Veterinária, Dra. Audrey Haag
www.procao.com.br