segunda-feira, 20 de abril de 2015


Mais de 100 cães participam de etapa de concurso nacional em Cuiabá

Campeonato é para escolher animal considerado modelo ideal da raça.
Cães de vários estados do país participaram da competição.


Cerca de 120 cães de diversas raças participaram de um desfile em Cuiabá neste final de semana. A competição é uma das etapas do concurso nacional para escolher o animal com as características mais próximas com o modelo ideal de cada raça. Participaram do evento cães de várias regiões do país.

A dentista Christiane Salomão, que mora em Brasília, levou a cadela dela, da raça spitz alemão para a disputa. Ela disse que o animal já coleciona dois títulos. "Ela é jovem campeã, campeã adulta, e agora está em Cuiabá para participar desse campeonato. Para nós é um prazer estar nos eventos, estar em contato com eles, torcendo por eles", afirmou. A cadela dela nasceu na Rússia e está há um ano no Brasil.
 O organizador do desfile, Luiz Cabral Costa, explicou que foram concedidos três títulos para os campeões filhotes, nacional, panamericano e internacional. "No final da exposição, são escolhidos cinco melhores cães da exposição e esses cães pontuam para o ranking do final do ano, em que são escolhidos os cinco melhores cães de cada raça", afirmou.
A equipe que avalia os candidatos observa cada detalhe com atenção. "Analisamos a cabeça, a estrutura do corpo, como ele se movimenta. Tudo isso vai de acordo com a estrutura dele para a função que ele vai ter que executar", disse a árbitra Rosana Knapp.
Outro candidato é uma fêmea da raça chow chow, uma das nove companheiras do André North, um criador dessa raça. Um dos cães dele ganhou o título de melhor chow chow do país. "Quem ganha, na verdade, são eles [animais]. A gente só tenta contribuir e a função do criador é tentar sempre aprimorar a raça para ficar mais próximo possível do padrão", afirmou.

http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2015/04/mais-de-100-caes-participam-de-etapa-de-concurso-nacional-em-cuiaba.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário